domingo, 25 de maio de 2008

A Matemática das Bandeiras do Nordeste brasileiro:
formas e cores

Tudo que temos possui uma determinada forma e precisamos ensinar nossos alunos a representar. A Matemática está em quase todas as nossas ações diárias, mas na maioria das vezes nem percebemos. Assim acontece com os nossos alunos, eles não têm muitas noções de espaço e forma. Por isso, é necessário realizar em sala de aula atividades contextualizadas e interdisciplinares que os façam compreender aos poucos o espaço à sua volta e suas formas.
I – Objetivos
Que os alunos obtenham um conhecimento significativo sobre as Bandeiras da Região Nordeste, sobre sua história e aprendam a valorizá-las como símbolos do povo nordestino;

Conheçam os padrões que devem ser mantidos para sua confecção e através disso
aprendam alguns conteúdos matemáticos relacionados à Geometria.



II – Histórico
· Relatar um pouco sobre a história, idealização e criação da Bandeira que representa cada Estado do Nordeste brasileiro, através de suas formas geométricas e cores.


III – Metodologia

Pesquisa sobre as Bandeiras da Região Nordeste;
Leitura e discussão do texto sobre a história da Bandeira;
Atividades envolvendo medidas de comprimento, ponto, reta, plano, polígonos,
quadriláteros, circunferência, círculo, esfera e proporção;
Desenho das Bandeiras.

IV – Desenvolvimento

Os alunos irão trazer a pesquisa sobre as Bandeiras, a fim de trocarem as informações com os colegas;
Explanação dos conceitos geométricos envolvendo espaço e forma, destacando seus elementos e características, como plano, polígono, esfera, entre outros;
Divididos em nove grupos (um para cada Bandeira), os alunos desenharão a Bandeira recomendada em papel sulfite, utilizando régua, compasso e esquadro. Depois de pintadas, colocamos todas as bandeiras no mural do pátio da Escola para exposição na culminância do Projeto Coisas do Meu Ser_Tão.

V – Avaliação

· A avaliação será efetuada mediante a participação dos alunos, o interesse, a curiosidade, a atividade investigativa da pesquisa, a criatividade na confecção das Bandeiras e a associação dos conteúdos da Geometria, relacionados ao espaço e a forma.

Nenhum comentário: